sábado, 14 de novembro de 2009

A prova matemática da existência de Deus

Vamos lá ver se vos consigo explicar isto bem. Facto: Deus existe. Ok, neste momento é certo que ainda tenham dúvidas, visto que foi apenas uma afirmação; sem provas, é tão verdadeira como dizer que «As baleias comem árvores». A diferença é que tenho uma prova, matemática!, da veracidade da primeira. Por favor, tentem seguir o meu raciocínio.

Quem é que aqui acredita em probabilidades? Por exemplo... está a chover. Existem 99,999% de probabilidades de a chuva serem as gotas de água que caem das nuvens, que estão a condensar. Existem 0,001% de probabilidade de ser uma baleia voadora gigante a voar, à medida que vai chorando as mágoas da vida. Em qual vamos acreditar? Na hipótese do 99,999% da primeira, certo? Estamos em consenso? Acreditamos na teoria que tem a mais clara vantagem de probabilidades de ser verdadeira.

Ok. Vamos fazer agora a equivalência entre o exemplo estúpido e a existência de Deus. Olhem á vossa volta. Estão em frente a um computador (frabricado não se sabe onde), sentados numa cadeira (criada sabe-se lá por quem!), vivem numa sociedade organizada, com horários, comem, bebem, todas as coisas e os factos estão intimamente relacionados! Tudo está organizado, previsto... somos mais do que inteligentes: temos um sistema social extremamente complexo.

Quais são as probabilidades de, resultado do Big Ban (uma explosão(g, uma sociedade deste género ter sugido depois de biliões de anos de criação de planetas e modificações genéticas sucessivas? Mais ou menos de 0,000000000000000000000000001? Sim. A probabilidade de termos evoluído a este ponto a partir de uma explosão chamada Big Bang é de menos de 0,000000000000000000000000001%. Estamos de acordo? Ou seja... terá sido sorte? Uma coincidênciazinha?

É aqui que está o centro da questão! Não foi uma sorte do caneco, nem uma coincidência gigante, estarmos neste 0,000000000000000000000000001%! Só há uma explicação, caras pessoas: Deus existe. Deus orientou-nos até esta sociedade. Mesmo pondo de parte Adão e Eva, pondo de parte a Arca de Noé e a salvação de um par de cada espécie antes do dilúvio... pondo de parte a mitologia biblica... 99,999999999999999999999999% da probabilidade de estarmos aqui hoje, desta forma, organizadamente... está em termos sido orientados.

Em qual das probabilidades vão acreditar? A escolha é vossa. Mas sejam realistas.

12 comentários:

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

Lamento, mas não me convenceste xD

Tiago Mendes disse...

A partir de que ponto discordas, Leto? :)

Unknown disse...

Discordo. Há um outro número infinito de galáxias sistemas etc.etc.
Apenas calhou que nós fomos um dos infinitos que teve essa tua probabilidade.
Não poderias pensar como seria se isto não tivesse acontecido, pois não estarias aqui...

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

Ai, primeiro de tudo, não vou à bola com probabilidades xD

O facto de existir vida na terra tem a ver com a sua situação no sistema solar, forças gravíticas, constituição dos materiais, queda meteoritica... etc. O Big Ban originou uns quantos planetas, fora meteoritos, asteróides e satélites, todos eles em locais diferentes, de diferentes tamanhos e diferentes propriedades. Foram essas propriedades que condicionaram a existência de vida ou não, a proximidade ao sol, a quantidade de matéria retida. Se algum deus teve alguma coisa a ver com isso... tenho certas dúvidas. Mas também duvido que tenha sido ao calhas.
"Tudo está organizado, previsto... somos mais do que inteligentes: temos um sistema social extremamente complexo."
Mas essa complexidade não caiu do céu. Se me dissesses que essa complexidade tinha surgido do nada, até acreditava num deus, ou em vários. Mas não surgir. Essa complexidade evolui de moléculas, devido a propriedades físicas e químicas.
Existem várias teorias evolucionista sobre a origem da vida que facilmente poderás encontrar na net, ou em livros de Biologia.

Mais, existem até teorias de que a vida pode ter tido origem noutro local do Universo, e ter sido transportada para a terra através de meteoritos e cometas.

"Existem 0,001% de probabilidade de ser uma baleia voadora gigante a voar"... Se ainda dissesses que era o Dumbo, ainda lhe dava essa probabilidade xD

Tiago Mendes disse...

Ok, Tiago, vou admitir que não percebi bem algumas partes do que disseste, mas mesmo assim vou tentar responder.
É certo que existem infinitas galáxias (serão de facto infinitas?). E dizes tu que nós somos apenas um dos planetas com vida, é isso que quiseste dizes? Confesso que não percebi.
Sim. Mas do que conhecemos até agora, somos a única forma de vida. E já conhecemos milhares de sistemas solares, aposto. Não estou a dizer que não exista vida fora da Terra - porque certamente existe. Mas continuam a ser escassas, muito escassas (sigamos os valores que conhecemos!).
Mas deixa-me complementar o comentário ao teu comentário que vou fazer à Leto.


Leto,
"O facto de existir vida na terra tem a ver com a sua situação no sistema solar, forças gravíticas, constituição dos materiais, queda meteoritica... etc"
Certo. o facto de estarmos a uma determinada distãncia, o tamanho da terra, a formação de água, e tudo o que está englobado no etc... foi uma coincidência?
"Essa complexidade evolui de moléculas, devido a propriedades físicas e químicas."
Sim! Evoluiu! Mas evoluiu neste sentido, sobreviveu a todas as mudanças atmosféricas e climáticas, passou por tudo e seguiu num determinado sentido, até chegarmos aos seres que somos hoje... não consigo imaginar que tenha sido puro acaso!

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

Pois evoluiu.
Mas entre essas evoluções, existiram extinções maciças, para além de que só os organismos mais aptos sobrevivem. Se isto fosse tão divino quanto isso, porquê que continuam a existir joaninhas e não vejo dinossauros a andar por aí, sem ser no Jurassic Park? Foi Deus que quis? Já agora, porque raios é que Deus lhe apeteceu fazer alforrecas e homens? Porquê que não somos todos homens ou todos alforrecas?

Esta conversa lembra qualquer coisa sobre o qual o meu prof de Fisiologia falou na última aula, só não me lembro bem o quê...

Unknown disse...

Tenho um raciocínio que simplesmente não consigo exprimir por escrito mesmo após 10m a pensar intensamente sobre isso.. Parece que "foge" sempre. Surge sempre que leio o 4º parágrafo do teu post...
Enfim não me apetece pensar mais :D
Alguma coisa a ver com o facto de só pudered pensar assim porque tudo assim aconteceu.. se não assim o tivesse acontecido, o 0.000000001%, não podias pensar assim.

Kath disse...

Também não fiquei convencida, confesso. Eu acredito em coincidências. 8D

Patrícia disse...

Eu não gosto muito de probabilidades e sinceramente de coincidências ainda menos. Para mim é como tentar colocar tudo no mesmo saco. Ou dando o exemplo das eleições: ou votas no PS, ou no PSD, ou em todos os outros ou votas em branco. Tens sempre a oportunidade de não comentares o assunto mas também não vais contribuir em nada com a tua abstenção.
Voltando ao assunto, acho que cada um deve olhar para a existência de Deus com delicadeza. Não é algo que se possa falar de forma descuidada. Afinal pode interferir com religiões e mentalidades.

Bia disse...

Então eu vou ser realista. Não sei se Deus existe, porque nunca me deram nada concreto, nada sólido, uma prova VERDADEIRAMENTE realista que Ele existe. Sim, há a biblia... E quem não diz que pode ter sido uma forma de divertimento de alguém, para com as geraçoes futuras? Ou as histórias inventadas de alguém como tu e como eu cheio de imaginação?
Há pessoas que veem Deus. Quem não me diz que elas não estão a mentir, ou que tem completamente disturbios mentais? (não quero ofender ninguém)
"Sintam Deus nos vossos coraçoes" Como? Como é que se sente Deus, e como é que sabemos que Deus está lá?
De facto, não existe algo que possa ser 100% concerto.
E nós dizermos que Deus é que guiará a nossa vida e que Deus é que escolherá o que fazer no futuro. Eu seria incapaz de entregar a minha vida a algo que eu não sei se existe!
Mas eu sou eu, não tenho personalidade para essas coisas.
Mas tenho fé. Tenho fé que consiga ser feliz, agora se com a ajuda de Deus ou não, isso já não sei. Não sei nada.
"ATÉ JÁAAA!" Tiago ;)

Marcelo Gurgel disse...

Você tem razão, mas essa questão é muito mais que inteligencia, as pessoas não acreditam simplesmente por não quererem acreditar. Vc viu isso aí nas respostas. Abs

Rafael Ulquiorra disse...

Caro amigo, probabilidades só funcionam quanto analisamos todas as possibilidades possíveis ou impossíveis. Você só comparou a TEORIA do Big-Bang e a existência de Deus, contudo, há milhares de teorias e ideologias na questão da criação. Mas, se mesmo assim você quer usar a probabilidade entre essas "teorias", vamos lá! Inicialmente ambas as teorias têm 50% de chances. Segundo passo, vamos analisar e refutar cada ponto de vista; Big-Bang: explosão de gases no vácuo e criação de várias matérias. Obviamente, é impossível haver explosão no vácuo sem nenhum tipo de energia para desencadeá-lo. E mais, não há como elementos se tranformarem em outros, assim, esses tais gases não poderiam se transformar em outros elementos que há no Universo. Refutando esses argumentos, podemos dimimuir as chances da TEORIA do Big-Bang em 49%, ou seja, há 1% de chances dela ser verídica. Agora vamos analisar e refutar Deus. Deus - como vocês dizem - criou e cria tudo, ve o passado, presente e futuro e está em todos os lugares - bem conveniente. A primeira questão, a mais intriga, é: "se ele criou tudo então ele próprio se criou, pois é impossível haver uma existência sem ela ser criada. Ou seja, ou Deus sempre existiu (impossível) ou veio do vácuo, e se veio do vácuo cai na mesma questão do Big-Bang - nada vem do nada sem energia. E mais, se Deus criou tudo ele também criou o "TUDO" do nada ou o mundo sempre existiu. Calculando e refutando tudo isso, no final os dois são irreais os comparando.
Concluindo, ainda as chances de ambos são de 50%.

 

Crónicas do Tempo que Passa © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness