segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Saudades de fotografar...

Pode parecer um cenário de apocalipse, mas não é. Fogo-de-artíficio a subir no céu, a iluminar o tecto daquela aldeia, a tornar a noite cerrada em dia por uns minutos. São estes momentos que gosto de captar com uma máquina fotográfica - não propriamente os mais belos, mas sim aqueles que me transmitem mais sentimento.

O segredo não está em tirar fotografias à coisa mais bonita que alguma vez vimos - porque se o fizermos vamos desiludir-nos. Nunca vamos conseguir reproduzir a beleza num ficheiro JPG. A beleza é tão grande que não cabe em nenhum cartão de memória. Mas então e o sentimento? Caberá?

É que a beleza é impossível de reproduzir tal qual na realidade. Mas o sentimento, esse, pode até ser aumentado através de uma foto. Não com esta que aqui coloquei, tirada por mim este Verão, mas com outras muito mais poderosas. Existem fotografias que me dão a volta à cabeça, cuja genialidade do fotógrafo me espanta...

Acontece que a minha máquina se partiu em Março, ao cair num autocarro durante uma visita de estudo. Voltou no Verão, para apenas funcionar durante um mês. E voltou em Outubro para funcionar por apenas uma semana. Agora deram um cheque no valor da máquina para comprar outra.

Falta pouco para matar esta saudade de fotografar.

4 comentários:

Kath disse...

Acho que a beleza é reproduzível. Mas a beleza entre uma cena vivida e uma fotografia da mesma é sempre diferente, consoante quem a vê, quando e a qualidade da fotografia. Para uns a cena pode ser mais bela que a fotografia, para outros pode acontecer o contrário.

Patrícia disse...

Agora já tens a máquina nova, já não te podes queixar :P

Filoxera disse...

Então, que voltes a fotografar rapidamente.
Um beijo.

Patrícia disse...

Realmente fotografar é uma arte. E a beleza está na forma como o fotógrafo consegue captar a situação e torná-la "imortal" através de uma pequena máquina.

Desafio no "Poder da Ironia". Espero que faças uma boa aposta.

Patrícia=)

 

Crónicas do Tempo que Passa © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness