segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Grande Passo da Humanidade

[Capa da revista TIME do dia 25 de Julho de 1969, quatro dias depois da chegada à Lua - hoje, quarenta anos passados, festejamos exactamente o quê? O «grande passo da Humanidade»?]

A Lua. Até ao início do século XX era uma bola redonda no céu, a iluminar as ruas de forma natural durante a noite; objecto de inspiração para os poetas e cantores; companheira de desabafos para tantos desgraçados que a mais ninguém tinham como amigos; um queijo fatiado de acordo com as várias fases; o sinónimo da transformação de todos os lobisomens.

E então surgiu o Ano (e meio) Internacional da Geofísica, que decorreu entre 1 de Julho de 1957 e 31 de Dezembro de 1958. Durante este período de tempo, a Terra foi analisada pelos mais famosos geólogos do mundo, e quam também se meteu ao barulho foram os cientistas que, em vez de olharem só para baixo, olhavam também para cima: para fora da terra, para o céu... e para a lua!

Onze anos depois desta comemoração, já o homem tinha pisado a lua. Naquela que foi uma viagem de 4 dias entre a Terra e o seu satélite natural, três austronautas muito ousados viajaram para longe... muito longe... até ao tal queijo, à tal confidente dos solitários, ao tal farol da noite... foi lance Armstrong o primeiro homem na história do mundo a pisar a superfície lunar. É nestas alturas que uma pessoa usa a tal frase na qual tem andado a pensar nos últimos meses. No caso dele, foi a famosa: «Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Humanidade». Temos de admitir que este austronauta tinha o seu quê de poeta.

E hoje, quarenta anos volvidos desde esse dia, suspiramos, e pensamos que a seguir a isso poucos mais homens viajaram para tão longe; agora as sondas não são tripuladas, e poucos são os homens que se aventuram no espaço. Nós, singelos humanos no meio de todas estas aventuras e descobertas inter-galácticas, limitamo-nos a abrir a boca e os olhos e a dizer Ahhhhhhhhhh...... E cá esperamos por mais novidades do nosso Universo. Enfim.

1 comentários:

Patrícia disse...

É de facto importante que existam visionários que se interessam por aquilo que parece tão longe que realmente não pode ser tocado.
Uma pequena correcção no teu post: o primeiro homem a pisar a lua foi Neil Armstrong e não Lance Armstrong. Este último trata-se do campeão da volta à França ( Tour de france) por sete vezes consecutivas.

Beijinhos Tiago=)
Patrícia

 

Crónicas do Tempo que Passa © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness