segunda-feira, 13 de julho de 2009

Probabilidades e Marcianos

[Janeiro de 2008 - foto que mostra a lua, numa daquelas vezes em que ela aparece com este tamanho e esta cor]

Já que ando numa onda de repescar fotografias com alguns anos para meter aqui no blog (a anterior era de 2006, e esta é de Janeiro de 2008), encontrei esta aqui nos meus arquivos. Está bem, a fotografia não tem nada de especial, mas mostra uma lua muito característica, provavelmente com o aspecto que eu mais gosto nela. Cor-de-laranja, grande, a assemelhar-se assustadoramente com Marte. Uh...

E depois podemos pensar que é exactamente o planeta vermelho que está ali. Aproximou-se da Terra por uma razão misteriosa, e agora ficará a fazer companhia à lua. Mas, nesse caso, onde se mteu o nosso satélite natural? Hm... podemos imaginar que trocou de lugar com Marte, e foi morar para longe, tornando-se uma planeta independente!

E agora os marcianos estão mais perto de nós, e já não precisam de tanto tempo de viagem para nos visitar. Assim, podemos concluir a partir desta fotografia, que a partir de Janeiro de 2008 passou a ser duplamente mais provável vermos naves de marcianos voarem no céu. A probabilidade passou de 0,0000000000001 para 0,00000000000002, o que é significativo. Apesar disso, ainda não deixou de ser improvável.

Talvez aproximando Marte mais uns quilómetros... não sei, o que acham vocês? Eu penso que apesar de tudo não devemos aproximá-lo demasiado, senão também nos tapa a vista do céu. E depois deixamos de ver as estrelas, e as estrelas deixam de nos ver a nós, e assim passa a ser muito menos provável de vermos naves de outras galáxias passarem ao pé da nossa janela. O que seria muito desagradável para aqueles que passam a vida à espera desse momento.

[Ok... que devaneio foi este?]

3 comentários:

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

(O Obélix ficou maluco...)

Bem, se Marte se aproximasse demasiado da terra, podiam atrair-se mutuamente e acontecia uma catástrofe...

Filoxera disse...

Ainda há dias falava com o meu filho sobre estes temas e me lembrava de um livro que adorei: A Breve História do Tempo.
Beijos.

(olha, reitero o que já te disse: não sou "cota", mas para letrinhas assim tão pequenininhas já vai sendo cansativo...)

Patrícia disse...

Eu gostava de ter um amiguinho E.T. . Sim, e de 0.0000000000000000001 para 0.0000000000000000002 vai uma grande diferença. Um número realmente significativo.

Beijinhos Tiago=)
Patrícia

 

Crónicas do Tempo que Passa © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness