sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Túmulo das Musas

[Esta cara é um pormenor de um túmulo (Túmulo das Musas) com cerca de quatrocentos anos, exposto no museu do Convento do Carmo, em Lisboa - foto de Maio de 2009]

Oh não, que assustador, uma cara a olhar para mim! Uma cara talhada em pedra, com os orifícios dos olhos e da boca muito bem assinalados e escavados na rocha primitiva! Socorro! Quem talhou esta cara, e porque é que o fez? Para me assustar? Não creio, porque nem sequer estou assustado. Consegui enganar alguém?... Bem me parecia.

Caso ainda não tenham lido a legenda desta imagem, provavelmente ainda estão em suspanse acerca da origem desta face de pedra. Se calhar até já estão a pegar na vossa máquina e a aproximarem-se da porta de casa para irem a correr fotografar esta cara, que está muito bem escondida no mundo. Na verdade, acho que a imagem não deve estar muito longe do seu tamanho real. A cara é de facto desse tamanho, e representa...

Querem mesmo que vos diga? Ora bem, eu já a vi há uns tempos, é possível que possa estar a fazer confusão com outra coisa qualquer. Mas lembro-me perfeitamente que vi esta cara nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, aquele que foi parcialmente destruído pelo terramoto, e ficou sem tecto. Sim. Visitei o interior deste monumento pela primeira vez há dois meses.

Dentro desse Mosteiro existe uma espécie de museu, dedicado a túmulos antigos. Entrei... o ambiente estava escuro, e os túmulos erguaim-se do chão... viam-se flashs aqui e ali...a tensão reinava entre os presentes... de repente.... nada. Não aconteceu nada. Virei à direita, entrei na segunda sala, e vi um túmulo chamado O Túmulo das Musas (se não era isto era muito parecido). Esse túmulo tinha esculpido a toda à sua volta mulheres, com aquelas vestes que parecem de seda, e cada uma pegava num objecto diferente.

A cara que vemos no ínicio do post não era nada mais do que o objecto que uma das mulheres estava a pegar, numa alusão à máscara de teatro. Afinal não tem nada de assustador, pois não?... Pois. De qualquer das formas fiquei encantado com esta cara. Não sei, parece uma bolacha, dá-me fome... estranho, não é? Mas o mais engraçado é que a "mulher" esculpida que segurava essa cara não tinha cabeça, porque tinha sido roubada, ou desgastada com o tempo.

Só por curiosidade final: no interior do Túmulo das Musas repousava uma mosca morta, de patas para o ar, mesmo morta. Achei piada à relação entre o nome do túmulo e o ser que repousava no mesmo.

Ah, e já que eu sou uma pessoa muito piedosa e boazinha, podem ver uma foto do túmulo inteiro, para melhor se contextualizarem, carregando aqui (a foto também é minha). Já viram? Entraram no blog como pessoas normais e saíram mestradas neste túmulo. Incrível.

2 comentários:

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

Se calhar o que estava lá escrito não era túmulo das musas, era túmulo da mosca... uma mosca morta, mesmo morta! Não estava a fingir sequer, ou a fazer pose para a fotografia :P

Enfim, gostei do texto, do suspense que enfatizas ^^

Filoxera disse...

Agora falta-te rumar à Capela dos Ossos.
Beijos.

 

Crónicas do Tempo que Passa © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness