quarta-feira, 8 de julho de 2009

O raio do puzzle

[Fotografia tirada em Maio de 2006 - O puzzle de mil peças do Leonardo da Vinci]

Hoje vou falar-vos acerca deste puzzle que ainda hoje me dá pesadelos, porque... ok, eu vou directo ao assunto. Demorou dois anos e quatro meses até ser completo. É claro que não ia trabalhar nele todos os dias! E também é verdade que chegou a ser desmontado quando ainda faltavam 2/3, e começado a montar novamente alguns meses depois... mas mesmo assim foi frustrante.

Maio de 2006: recebi um puzzle de mil peças que era como que uma rapsódia das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Tinha o Homem de Vitrúvio no meio, a Mona Lisa em baixo do lado direito, a Última Ceia a ocupar toda a parte superior... e mais um ou outro quadro dele. Uns dias depois de o ter recebido, abri a caixa pela primeira vez no chão do meu quarto, tendo despejado todas as peças por cima de um pano. O momento foi captado na máquina fotográfica, e aí está.

Julho de 2006: o entusiasmo inicial passou passado dois dias, e o puzzle tinha ficado apenas 1/4 completo. De vez em quando lá ia metendo mais uma ou outra peça, mas nunca avançou quase nada.

Outubro de 2006: o puzzle continuava no mesmo sítio, parado. Achei que era melhor guardá-lo, já que estava a ocupar espaço no chão do quarto, e eu nunca pegava nele. Destruí tudo o que tinha feito, e guardei-o.

Agosto de 2007: Levei o puzzle para a minha casa de verão na Costa da Caparica para o fazer. Estava determinado, tinha de ser daquela vez. Mas não... nem por isso. Nem sequer abri a caixa.

Junho de 2008: 10 meses depois, vi o puzzle na casa de verão. Lembrei-me dele. E apeteceu-me, naquele preciso dia, começá-lo de novo. E assim foi. Nesse dia consegui completar o contorno todo, e dividir as peças por cores (só uma parte). Mas como só em Agosto é que estou lá todos os dias, não o pude avançar.

Agosto de 2008: O puzzle começou a chatear-me a sério. Mesmo!!!!!!! Estava em cima de uma tábua de madeira em cima da mesa da sala, e todos os dias ao jantar tínhamos de o tirar de lá com cuidado, e voltar a pôr depois. E todos os dias ao serão avançava mais uma e outra peça... as pessoas da minha família (não só a família de casa, também tios e primos!) quando iam passar connosco um dia lá, também ajudavam no puzzle...

Setembro de 2008: Finalmente, num dos primeiros dias de Setembro, acabei-o! Deixei-o ficar inteiro por uma ou duas horas, mas depois não resisti. Estava tão furioso com o puzzle que o destruí todo. Dá tanto prazer tirar as peças, assim de uma vez, e colocá-las dentro da caixa desordenadas. Destruíra em dez segundos o que demorar dois anos e quatro meses a fazer...

Hoje? Hoje acho que tenho a sensação de que nunca mais quero ver a caixa daquele puzzle à frente. E se a vir? Não sei, mas é melhor não arriscar.

4 comentários:

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

O puzzle amaldiçoado... Mwahahahaha!

Patrícia disse...

Toda a gente ajudava, toda a gente tentava... bem me lembro quando ele estava quase a acabar e estavam todos a ajudar! Já quase não haviam lugares à volta da mesa... xD

Clara Ferreira disse...

Eu de certeza ajudei pouco, senão tinha acabado o puzzle em duas horas XD

Patrícia disse...

Depois de tanta chatice para o completar... desapareceu em dez segundos. Eu gosto de puzzles mas falta-me a paciência e o interesse para juntar peça a peça até que finalmente apareça a imagem desejada.

Beijinhos Tiago=)
Patrícia

 

Crónicas do Tempo que Passa © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness