quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sara

[Junho de 2009, à saída da escola, captei este momento; é um extracto de uma das camisolas da Sara]

Celebra hoje o seu décimo sexto aniversário a melhor coisa que este décimo ano de escolaridade me trouxe. Uma rapariga chamada Sara.

Segunda-Feira, 15 de Setembro de 2008.

8h 3om. Entro na sala de aula de inglês, a primeira aula do ano lectivo. Sento-me na terceira fila a contar da janela, e na quarta mesa a contar do quadro. O resto dos alunos também vão entrando. Começo a tentar fixar mentalmente as caras de cada, tentando decifrar através das suas caras quem são e como são. Tentativa infrutífera, para muitos. Na mesa à minha frente um rapaz e uma rapariga exclamam contentes "Ficámos na mesma turma!" e abraçam-se a rir, numa cena que eu comparei mentalmente à Sharpay e ao Ryan do filme High School Musical. Depois sentam-se, e passam a aula inteira a falar um com outro - não que tenha sido verdadeiramente uma aula normal. As apresentações. Quando chega a vez dessa rapariga na mesa da frente, ela diz que tem quinze anos e que gostava de ser bailarina profissional.

10h 05m. Caminho até ao pavilhão de educação física, após um intervalo que passei sozinho, sem conhecer praticamente ninguém. Coloco-me à porta. Oiço alguém dizer atrás de mim "Como é que ele se chama?" "Acho que é Tiago" "Tiago!". E eu olho, e vejo a rapariga e o rapaz que tinham estado na mesa da frente sentados num banco, a acenarem-me. Já têm nomes, para mim: ela é a Sara. Caminho até eles. Não me lembro do que digo, mas falo muto pouco. Oiço-os, de vez em quando faço um ou outro comentário, e eles percebem que vai funcionar mais ou menos assim.

13h 30 m. Estou encostado à porta da sala de Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Faltam 5 minutos para entrarmos mas eu ainda estou sozinho ali. De repente chega a tal rapariga, a... a Sara, sim, é esse o nome dela. Diz-me "Olá", e "Eu já estive com este professor nos últimos três anos, e ele atrasa-se sempre". Não me lembro do que respondo.

13h 40m. Sento-me sozinho na aula de Matemática Aplicada às Ciências Sociais. A Sara também, numa mesa ao lado. Não me importo de estar sozinho, em todas as aulas tem acontecido o mesmo.

* * *

Terça-Feira, 16 de Setembro de 2008.

10h 10m. "Anda connosco, Tiago", diz-me ela, quando saímos da primeira aula do dia. Pedem-me para passar o intervalo com eles. Registo isso na minha cabeça - vai ser assim. Aos poucos começo a descobri-los, aos poucos eles começam a descobrir-me.

17h 10m. Aula de Matemática Aplicada às Ciências Sociais. A Sara não levou o livro, pede para se sentar ao meu lado. Digo "Claro", e afasto a cadeira para ela se sentar. Para mim, começou aí.

* * *

Só para que conste, na aula seguinte ela levou o livro, mas foi sentar-se novamente comigo. Eu registei na minha cabeça - vai ser assim. E foi. Sentou-se ao meu lado nas aulas de Matemática, e passou a sentar-se a partir de certo dia nas de Geografia. Passei setenta por cento dos meus intervalos com ela. Aprendi a conhecê-la bem. Deixou de ter incógnitas, a ponto de prever o que ia fazer ou dizer numa determinada situação. Como disse, foi a melhor coisa que este décimo ano de escolaridade me podia ter trazido - obrigado pela tua amizade, Sara. E parabéns.

3 comentários:

Filoxera disse...

Parabéns à Sara.
Mas olha, eu até ainda não sou "cota", mas esta letra miudinha mata-me...
;-))

SilverBallerina disse...

OH Tiago, obrigada!
" Como disse, foi a melhor coisa que este décimo ano de escolaridade me podia ter trazido - obrigado pela tua amizade, Sara. E parabéns." - Nunca pensei que o Perfeito me dissesse uma coisa destas, ahah :b

Adoro-te tantooooo!

Patrícia disse...

Também lhe dou os parabéns.
Concordo com a "Filoxera" , esta letra está pequena demais. E eu que não preciso de óculos, acho que vou começar a usá-los só para ver esta letra miudinha.

Beijinhos Tiago=)
Patrícia

 

Crónicas do Tempo que Passa © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness